En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:
Tunes (português europeu) ou Túnis (português brasileiro) (pronunciado em português europeu: [ˈtunɨʃ]; pronunciado em português brasileiro: [ˈtunis]; em árabe: تونس,; romaniz.: Tūnis, pronunciado: [ˈtuːnis]; em francês: Tunis, pronunciado: [tynis]; em amazigue: Tunes, ⵜⵓⵏⴻⵙ) é a capital da Tunísia e da província (gouvernorat) homónima. Em 2004, o município do centro da cidade tinha 728 453 habitantes, a província cerca de um milhão e estimava-se que a região metropolitana tivesse cerca de dois milhões de habitantes.
Situada num grande golfo do mar Mediterrâneo — o golfo de Tunes —, do qual é separada pelo lago de Tunes e pelo porto de La Goulette (Halq al Wadi), a cidade estende-se pela planície costeira e pelas colinas que a cercam. A almedina é cercada por bairros mais recentes (da era colonial e posterior). Em torno da cidade encontram-se os subúrbios de Cartago, La Marsa e Sidi Bou Said, entre outros.
A almedina, declarada Património Mundial em 1979, é o centro da cidade: uma densa aglomeração de vielas e passagens cobertas, com cores e aromas intensos, comércio ativo e agitado e uma quantidade de bens em oferta que vão do couro ao plástico, do estanho à filigrana, das lembranças para turistas ao trabalho de pequenas lojas de artesanato.
A cidade moderna, ou Ville Nouvelle, começa no Portão do Mar (Bab el Bahr) e é cortada pela grande avenida Bourguiba, onde os edifícios da era colonial contrastam com estruturas menores. Como capital nacional, Tunes é o centro da atividade comercial tunisina, bem como o foco da vida política e administrativa do país.
O gentílico para a cidade é "tunesino" ou "tunetano" em português europeu ou "tunisino" em português brasileiro (sendo mais usual a expressão "tunisiano" para o país). Em francês é tunisois.